terça-feira, janeiro 18, 2011
Cearenses utilizaram verba oficial do TCU para viajar ao Ceará
Por: Luciano Augusto
A Folha de S. Paulo divulga, em reportagem publicada nesta terça-feira (18), relatório de recursos públicos utilizados por ministros e procuradores do Tribunal de Contas da União (TCU), para viajar a seus Estados de origem nos finais de semana e feriados, entre eles dois cearenses.
Uma resolução interna editada em 2009, permite que o grupo de 20 altos cargos (nove ministros, quatro ministros-substitutos, o procurador-geral, três subprocuradores-gerais e três procuradores), tenha direito a verbas que variam de R$ 14 mil a R$ 43 MIL por ano, dependendo do cargo, para viagens.
Segundo a Folha, o ministro Ubiratan Aguiar era o presidente do TCU, quando a nova norma foi baixada. Ele emitiu 31 bilhetes, e todos tiveram relação com o Ceará. Em 24 dos casos, era final de semana ou feriado.
Outro cearense, o procurador-geral do Ministério Público junto ao TCU, Lucas Furtado, passou pelo menos quatro feriados no Ceará, com as passagens bancadas a partir da resolução do tribunal. Ele emitiu 15 passagens, e todas tiveram o estado como destino ou origem da viagem.
*Folha de S. Paulo
