SANTA QUITÉRIA 155 ANOS: SERÁ QUE EXISTE POLÍTICA E POLITICALHA NESTE MUNICÍPIO?

O tempo se passa e Santa Quitéria, o maior município em extensão territorial do Ceará parece que para, com uma instabilidade política a quase três anos, pouca coisa é feita, entrou prefeito saiu prefeito, entrou prefeito de novo, todos só fazem o feijão com arroz, pois não sabem quanto tempo irão permanecer a frente da prefeitura.  As picuinhas políticas continuam, afinal de contas Santa Quitéria é uma cidade interiorana, onde muitas pessoas ainda se vingam das outras  por causa da politicalha, através do emprego público,  do particular colocando para fora do trabalho,  transferindo, bloqueando seu cheque do mês e assim sucessivamente. Isto ao longo do tempo vem acontecendo e ainda hoje acontece em nosso município. Obras do município pelo o dinheiro que entra, quase ninguém ver, do estado é uma raridade e quando tem é de pequeno porte. Santa Quitéria está instável, não sabemos quando o TSE resolverá o problema, se é que vai resolver. Quanto isso nossos gestores ficarão fazendo o arroz com feijão, pois não sabem até quando irão ficar.  

Pensando nisso e baseado em um dos trechos escolhidos de Rui Barbosa. Edições de Ouro: Rio de Janeiro, 1964, onde fala da Política e da Politicalha, deixemos aqui para reflexão dos nossos políticos e de nosso povo. 

A POLÍTICA E A POLITICALHA

A política afina o espírito humano, educa os povos, desenvolve nos indivíduos a atividade, a coragem, a nobreza, a previsão, a energia, cria, apura, eleva o merecimento.

Não é esse jogo da intriga, da inveja e da incapacidade, entre nós se deu a alcunha de politicagem. Esta palavra não traduz ainda todo o desprezo do objeto significado. Não há dúvida de que rima bem com criadagem e parolagem, afilhadagem e ladroagem. Mas não tem o mesmo vigor de expressão que os seus consoantes.

Quem lhe dará o batismo adequado? Politiquice? Politiquismo? Politicaria? Politicalha? Neste último, sim, o sufixo pejorativo queima como ferrete(ferra cavalo), e desperta ao ouvido uma consonância elucidativa. Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutuamente.A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis.

A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função, ou um conjunto de funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis. A política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada.

FONTE - SQN

Posted by luiz Breno on quinta-feira, agosto 25, 2011. Filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0

0 comentários for SANTA QUITÉRIA 155 ANOS: SERÁ QUE EXISTE POLÍTICA E POLITICALHA NESTE MUNICÍPIO?

Leave comment

?max-results=10">primartTopMidCol');
    ?max-results="+numposts2+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts2\"><\/script>");

dailyvid

FLICKR PHOTO STREAM

&size=s\"><\/script>");

2010 BlogNews Magazine. All Rights Reserved. - Designed by SimplexDesign