Vacilo repetido
quinta-feira, agosto 25, 2011

Fãs de futebol e de videogame já andam ansiosos. Em setembro, a EA Sports fará o lançamento mundial do Fifa 12. A promessa da empresa é de que o game aproxime ainda mais o que acontece nos gramados reais dos virtuais. Mas para o torcedor do Ceará a edição segue com um pouco menos de graça. Pelo segundo ano seguido, o Vovô ficou sem o licenciamento da marca e aparece no jogo apenas como uma versão genérica, o C.Nordeste.
Em 2010, nos preparativos para a edição 2011, a EA Sports não procurou o Ceará para negociar o uso do escudo e do uniforme oficiais da equipe. O Alvinegro ficou fora juntamente com Vitória, Avaí, Atlético-GO, Inter (que tem exclusividade com o concorrente), Guarani, Goiás e Grêmio Prudente. Agora, a empresa voltou a ignorar o clube e também deixou de fora América-MG, Figueirense, Fluminense (com contrato com o concorrente) e novamente Atlético-GO, Avaí e Inter.
Ao contrário do que acontece em outros países, no Brasil a EA não negocia com uma entidade que representa os clubes. E sem o intermédio da Confederação Brasileira de Futebol, a empresa procura apenas os times que julga mais populares. A produtora do game não divulga quanto paga a cada time - e os dirigentes assinam uma cláusula de confidencialidade.
A exposição de marca num game como o Fifa é enorme. Só no primeiro semestre deste ano a versão 2011 do jogo vendeu mais de 15 milhões de cópias no mundo todo. “Você tem uma exposição extra para os patrocinadores”, aponta Marcone Barbosa, diretor de marketing do Cruzeiro, em entrevista recente ao portal Superesportes.
A grande novidade do Fifa 12, segundo a EA Sports, é um novo sistema de colisões entre os jogadores. As lesões também ocorrem com maior frequência.
ÍDOLO ALVINEGRO
O ex-atacante Glldo, maiorídolo da história do Ceará, será capa da revista 1914, cuja 4ª edição será lançada hoje, às 19h, na loja oficial da Av. Barão de Studart, 1.501.15
milhões de cópias vendeu o game Fifa na edição de 2011.FONTE (O POVO / TRAPIÁ ONLINE
