Santa Quitéria respira insegurança: Basta!
sexta-feira, outubro 14, 2011
Paredes rachadas, estrutura física deteriorada, uma parte do muro caída, equipamentos inexistente, sistema hidráulico e sanitário sem funcionar, consultórios, odontológico e médico, sem condição de atendimento básico. Pias totalmente tomadas por fezes de morcego nos consultórios. Esse é o quadro do posto de saúde Joaquim Martins Filho, localizado no distrito de Caiçarinha, a cerca de 32 Km da sede do Município de Choró. A situação de abandono está prejudicando centenas de moradores daquela comunidade.
Segundo o membro do Conselho Municipal de Saúde, Manoel Ventura Silva, 44 anos, residente naquela localidade, desde 2009 o prédio não recebe restauração. Para piorar a situação, conforme o conselheiro, em 2008 o Município recebeu verba do Ministério da Saúde, no valor de R$ 150 mil, para a construção de um novo posto de saúde em Caiçarinha, mas a atual administração, tendo à frente o prefeito Antonio Mendes, mais conhecido por Dé, mudou o local da construção para a localidade de Feijão, desviando a aplicação do recurso conforme pode ser observado no Portal da Transparência.

Acerca do problema, após a denúncia divulgada pelo radialista Jonathas Oliveira, o chefe do poder executivo municipal informou que pretende reformar o posto de saúde abandonado. Indagado quando as obras serão realizadas “Dé” se comprometeu e solucionar o problema até o fim do ano. O secretário municipal de Saúde, Bianor Berrnardino Silva, explicou que não havendo liberação de verba, do Governo Federal, o Município realizará o serviço com recursos próprios. Eles não esclareceram o motivo da mudança da aplicação do recurso anterior liberado pelo Ministério da Saúde.(DSC/AVSQ).
