Operação prende prefeito, presidente da Câmara e procuradora de Pacajus
quinta-feira, dezembro 15, 2011
Uma operação da Polícia Civil, Federal e Ministério Público Estadual e Federal foi desencadeada na manhã desta quinta-feira (15) no município de Pacajus, Região Metropolitana de Fortaleza. O prefeito Pedro José (PSDB), o presidente da Câmara, vereador Chico Carlos, e a procuradora do município, Dra. Érica Leandro de Alencar, estão entre os presos, encaminhados para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
A operação policial, através de solicitação da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) - decisão tomada pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Francisco Darival Bezerra Primo - realizou buscas e apreensões em diversas residências do Município, inclusive, na casa do atual prefeito Pedro José. O promotor Luís Alcântara disse, em entrevista à imprensa, que todos deverão ser encaminhados para a Delegacia de Capturas, em Fortaleza, acusados de desvio de recursos públicos. .
Além disso, foram presos também três secretários do Município, além de alguns familiares do prefeito. No total, foram expedidos mais de 30 mandados de prisão e de busca e apreensão. Vários documentos públicos apreendidos estão sendo encaminhados também para a DHPP. De acordo com informações da Polícia, o presidente Chico Carlos e mais sete vereadores da Câmara Municipal foram preso. O único parlamentar que não teria ordem judicial para ser preso é o vereador Professor Glauber (PT).
De acordo com o Ministério Público Estadual, os gestores e demais envolvidos são acusados da prática dos crimes de desvio de recursos públicos, peculato, lavagem de dinheiro público, quadrilha ou bando, fraude em procedimentos licitatórios e enriquecimento ilícito. Foram encontrados nas residências dos acusados armas e munição.
CEARÁ AGORA / TRAPIÁ ONLINE
